Selah in the chaos – Silêncio no caos

Dos muitos lugares por onde andei, descobri algo valioso sobre o silêncio na vida das montanhas . Olhar para toda aquela paisagem deslumbrante me acalmava, aquietava o meu coração. Sinto falta desse silêncio e há algum tempo permeia em meu coração essa palavra: “silêncio”. O que significa o silêncio? Para que ele serve? Como e onde devemos usá-lo?
Então hoje recebi o devocional de uma amiga nos EUA. O nome dela é Susan Sutton e a conheço tempo o bastante para dizer a vocês que essas palavras que irei traduzir significam mais que palavras, mas experiência de vida.

Muitos de nós gostamos de ler o livro de Salmos para louvor pessoal ou na congregação. A maioria dos Salmos mostra de fato como devemos louvar e adorar ao Senhor. Uma das formas é Selah (silêncio, pausa). A palavra Selah é usada setenta e uma vezes no livro de Salmos para marcar uma pausa durante o tempo que alguém está cantando. Ela tem conexão com uma palavra usada em Hebreus: Salal (Selá) , uma palavra hebraica que significa a atitude de erguer as mãos em adoração.

Algumas pesquisas mostram que Selah significa aumentar o volume dos instrumentos no momento em que há uma pausa nas vozes. Assim a música continua mesmo que as vozes estejam em silêncio. Outros estudos revelam que Selah ( pausa, silêncio) permite aos cantores um tempo de reflexão com eles mesmos, onde suas vozes ficarão em silêncio mas sua mente se levantará em adoração ao Senhor enquanto pensam, refletem na letra da música que acabaram de cantar. Assim o louvor continua mesmo na pausa.

Amy Carmichael, uma missionária que serviu na Índia por 55 anos, escreveu em um dos seus livros reflexões sobre a palavra Selah. Ela nos encoraja a nunca deixar de louvar, mesmo no silêncio. Mesmo quando tudo ao nosso redor parecer estático, parado, silencioso ou mesmo em meio a agitação do dia a dia, podemos ouvir Deus. Ela disse:

“Então, que nos deixemos erguer em louvor ao Senhor nossas pausas. Que nosso silêncio seja ouvido por Ele no som do nosso coração. Que elevemos a Ele todas as nossas mentiras e palavras más que nos cercam, que possamos não ouvir a voz do inimigo, mas erguer a Ele uma verdadeira adoração e louvá-lo com atitudes de um coração grato_ um coração que é ensinado a olhar para as coisas que são lá do alto, onde Cristo vive.”

Amy Carmichael nos mostrou que nosso coração pode ser ensinado, treinado a olhar para as coisas lá do alto. Isso exige pratica. Nós de fato não paramos para perceber as coisas na correria do nosso dia a dia. Parece muitas vezes impossível parar, mesmo que por um momento. Mas a beleza do momento do Selah (pausa, silêncio) é que isso pode acontecer em qualquer momento do dia. Isso pode acontecer mesmo no momento de uma reunião muito importante ou em uma conversa casual. Pode acontecer enquanto estamos cuidando dos nossos filhos ou conversando com um amigo. Neste momento, a única coisa que eu preciso fazer é erguer o meu coração e lembrar que Ele está comigo mesmo que ninguém mais saiba dos anseios do meu coração.

Eu posso erguer o meu coração em louvor a todo o momento do dia, em momentos de alegria, em dias confusos ou em grandes desafios onde tenho que tomar decisões difíceis. Eu posso me lembrar de que o Senhor está comigo. Eu posso louvá-lo por quem Ele é. Eu posso louvá- lo com todo o meu coração porque o Seu amor dura para sempre.

Quando entendemos que tudo na nossa vida é por Ele e para Ele, que nada é sobre nós ou para nós e que tudo é para a Sua Glória, então finalmente entenderemos o que é Selah! Entenderemos o que é pausar, calar o nosso coração e ouvir Deus.

Eu tenho um desafio para você agora. Pare onde está. O que você está pensando? Como você está se sentindo?

Silencie o seu coração e ouça a voz de Deus e entenderás que em meio ao caos, Ele vive e reina para sempre.

– Texto original: Por Susan Sutton
– Tradução e adaptação: Ivana Dias

Compartilhe:

4 comentários em “Selah in the chaos – Silêncio no caos”

Deixe uma resposta