Diário de Bordo 028 • Muito para aprender

Diário de Bordo, Nampula, 31 de Maio de 2024

Muito para aprender com esse Povo!

Hoje após a aula, caminhado para encontrar com a Táxi Mota, encontrei com Dona Joana, mãe de 4 crianças acolhidas. Estava vindo da machamba e quando me viu, veio ao meu encontro… Ela entende pouco o português, então nos comunicamos pelo olhar e pelo toque, eu gosto de pegar nas mãos dela… E ela logo desceu o cesto da cabeça e deu aquele sorriso tímido. Pediu (com sinais) para eu esperar e saiu gritando Neuza… De repente me vem um uma porção de feijão e amendoim. Um pouco, porque ela já sabe que é só eu e Hada e consumimos o mínimo.
Com um sorriso largo, e ternura no olhar ela me mostra as vasilhas… Você pode pensar: “mas eles não tem quase nada, como tem coragem?” Eu já andei por esse caminho de questionar, mas essa é uma característica de muitos moçambicanos, a generosidade!

A generosidade promove e frutifica atos de bondade da parte do Senhor e das pessoas que Ele deseja usar. Quando você é generoso, você é a resposta de oração de alguém. E neste momento, você percebe e desfruta do privilégio de servir a God! PV 11:25 “Aquele que dá alívio aos outros, alívio receberá”. E quando a agradeço pedindo a God que prospere sua machamba, ela me reponde: “já tem aumentado” e sinaliza do jeito Moçambicano o que ela me deu. Olha isso!!!

E eu fico aqui pensando, quantos de nós, podemos ajudar, semear na vida de alguém, e perdemos essa oportunidade. Como a palavra diz, aquele que dá alívio também o recebe. E quantas vezes não temos vivido isso, temos vivido atribulados, e a receita está diante de nós, mas nos perdemos em nós mesmos, na nossa acumulação diária. Retemos nossos frutos, nossas sementes, por incompatibilidade, por egoísmo e ganância. Deixamos de ser resposta, de ser alívio. Deixamos de ser como nosso Pai é!

Não se esqueça meu irmão, God dá sementes a quem semeia, e isso não diz respeito apenas a dinheiro, mas é dar ao outro o que God tem te dado em tudo que você é e tem no Pai. Dona Joana me lembra a Querida irmã Eva da minha Igreja. Uma mulher tão humilde, , mas que sempre, sempre tem compartilhado suas sementes na nossa comunidade de fé. Está sempre nos bazares, nos desapegas, sempre comprando tropeiro, comprando na cantina. Só que muitos não sabem que o desejo dela é só um: “eu quero ajudar!” São essas Joanas e Evas que transitam perto de nós e que nos mostram o que é a verdadeira generosidade… São aquelas “viúvas pobres” que agradam o coração de God, porque o que elas tem elas compartilham!

Quando eu crescer quero ser como elas!!!

Não é sobre erguer paredes povos…

E por aqui a todo vapor, fazendo cupcake para a festa das crianças. Enchendo balões, correndo atrás das coisas para a comida… Muito feliz por tudo isso!!!

Orem por nós… Amanhã será intenso e o que mais desejo é a presença de God pairando naquele lugar amanhã!

Por Gerciane Silveira

#olhandopraRiba #indo #evangelhodoreino #SoliDeoGloria

Compartilhe:

Deixe uma resposta