Diário de Bordo, Nampula, 5 de Maio de 2024.
Pra não cair no esquecimento… Quando escrevo, fica guardado no coração!
Hoje estive pela manhã na Igreja Metodista Wesleyana, dos meus vizinhos de moradia e de projeto. Eles são pastores e diretores de uma escola de educação infantil que funciona na igreja. Estão aqui há 5 meses.
E hoje foi culto de ceia! Chegando na igreja, a Camila (missionária) me pediu para organizar a mesa. Uau, a gente no campo é um Zeferino, mas fui poucas vezes lá pra já estar preparando a mesa da ceia. Aí me lembrei que isso é o Reino, sem placas, sem títulos, apenas pessoas servindo diante do Rei da Glória. Com ordem e decência né gente, mas isso é o Reino! Até aí tudo bem! Até no momento da ceia, o Tiago (Pr da igreja) chama sua esposa e eu, e me pede para orar pelos elementos. Confesso que que tremi… Que responsabilidade, eu que amo tanto esse momento de comunhão da comunidade de fé, e sempre o vi como apce da Unidade e o sentido de nos reunirmos: “toda vez que comerdes e beberdes… Em memória de mim…”. Mas deu certo! Me lembrei do irmão Miguel, na última vez que o vi orando pelos elementos meu coração pulsou mais forte!
E de repente, Tiago pede para que eu servisse o vinho… Meu Pai, naquela momento foi um Vuco de sentimos: primeiramente o Servir e depois o que aquilo significava para mim como estrangeira, como missionária … Diante daquele povo que foi e é tão subjugado, acostumados a servir, a ter que fazer. Que não podem nos ver com uma pasta, uma sacola pesada que querem pegar das nossas mãos e carregar. Que se nos veem em pé, em qualquer lugar se levantam, nas igrejas quando me veem sentar lá no último banco, querem me pôr lá na frente “na cadeira de Moisés”, porque foram ensinados e colonizados assim. Mas naquela hora ali, éramos (como somos) um único povo, diante de um único God! Onde não há cor, posição. Onde um considera o outro superior a si, onde o servir é melhor que ser servido. Confesso aos irmãos que hoje foi a melhor experiência da ceia na minha vida. Compartilhando com Tiago e Camila essa experiência na hora do almoço, nossos olhos marejaram juntos rsrsrs! Sim somos apaixonados com essa terra, esse povo e queremos queimar nossa vida aqui, até quando assim God quiser!
Pode te parecer que sou emocionada demais, você está certo! E mais uma vez meu coração se encheu de gratidão a God por Ele me criar como sou, com meu temperamento, personalidade e com a capacidade de entender que é sobre isso, nunca foi sobre mim, mas sobre Ele e seu reino, de paz, justiça e alegria… É sobre reerguer pessoas minha gente!!! Sobre o próximo!
Depois do culto, fui visitar algumas casas das nossas Anapianas. Oh gente aí é onde me encontro em God né? Estar no meio do povo, andar nos trilhos, no mato pra encontrar uma casa, debaixo de um sol, numa areia brava, ver as Anapianas e elas saírem correndo ao meu encontro e eu correndo ao encontro elas… Imagina a gritaria!?!
Ver a realidade tão triste que me apavora, e entender que somente God para abrir caminhos e mudar situações de vidas e famílias… Só Ele pode trazer e gerar esperança em meio a tanto caos. E isso me é combustível para a semana e não vejo a hora de chegar amanhã e começar minha correria novamente.
Minha Amiga Luciene me disse que estou até rejuvenescida, concordo com ela rsrsrs… Essa terra aqui, mesmo com todas as dificuldades e todas as lutas que tenho enfrentado é o lugar que me faz bem, é o centro da vontade de God pra mim. Andando, vi o Ivo construindo um carrinho😢… Olha aí no registro! Ele nem imagina, o que estamos sonhando em God para dia 1 de junho, Dia da Criança. Bora sonhar juntos com a gente, e arrancar um sorriso dessas Anapianas??!??
Um domingo lindo pra você e sua família, por aqui, já é quase fim do dia!
Não é sobre erguer paredes e sim reerguer pessoas.
Por Gerciane Silveira
#DiarioDeBordodeMissoes #evangelhodoReino #familiaemissoes #SoliDeoGloria