Diário de Bordo 016 • As dores provenientes da escuta

Diário de Bordo, Nampula 23 de Abril de 2024.
As dores provenientes da escuta…

Bom dia aí povoações, boa tarde aqui! Orando a God por cada um de vocês e por suas famílias, por livramentos e pela paz que vem de Cristo, paz essa, que excede todo entendimento.

Hoje trabalhei o reforço escolar usando o texto do Filho pródigo… Uma mistura de atividades de acordo com a demanda dos meus 4 alunos. Tenho visto a boa mão de God conduzindo tudo, confesso que por vezes me sinto incapacitada para tal tarefa. Mas sigo na dependência debruçada em livros, vídeos e apostilas para ajudar essas crianças e jovens.
E hoje aumentou mais esse desejo de ensinar. Após os estudos, já no lanche, porque é um tempo de partilha e conhecer mais os meninos, perguntei sobre como é a vida deles. E todos, incluindo o guarda Felizardo, responderam em coro: “a vida aqui é muito difícil!” E cada fala era de cortar o coração e engolir o choro. Daqueles três garotos, nenhum moram com a mãe ou pai. E não diferente de Dondo, aqui é normal, os pais entregarem seus filhos aos avós e tios e caí no mundo e arrumar outra família. Enjoou dessa, deixa com os outros avós e vão seguindo nesse comportamento, que vai se repetindo nas próximas gerações.

Crianças que se sentem rejeitadas, pois como Patrício, sua mãe mora em outra província e tem outro marido e filhos. Ele não a vê há anos. E chega a engolir seco quando fala dela. E o que pode trazer expectativa e melhora de vida para essas crianças depois do conhecimento do Reino, são os estudos. Abrir portas para o conhecimento e perspectivas de um “futuro certo, cheio de esperança e paz”. Jesus veio para trazer justiça e dignidade para a humanidade e essa é nossa missão como esses discípulos do Indo.

Ouvir de jovens de 15 anos que nunca foram “a cidade” (seria o centro) que está à 45 minutos do Marrere,e que pra eles nunca irão, e doloroso. Que não consegue aprender a ler ou escrever e que por isso não terão empregos é outra dor. E o desafio será também mostrar a eles, meninos tão sofridos na alma, sem o pingo de afeto, que eles são capazes sim. Quando acertam e eu elogio, se entreolham, como se fosse a coisa mais estranha. 😥

Firmamos um compromisso: estou aqui para ensinar, e eles para aprender! Cada um no seu quadrado!!! Aí você pode pensar que é só fogo de palha, como já escutei de alguns estrangeiros por aqui, mas todas, todas as tarefas que mando pra casa voltam feitas, com erros sim, mas não existe a desculpa “esqueci”. A primeira coisa que fazem ao me cumprimentar é entregar a tarefa. Isso é comprometimento, isso é desejo por mudança, isso é valorizar o que tem sido oferecido a eles. E torna tudo mais responsável tanto pra nós que servimos e para eles. Ensiná-los a sonhar… Meu pai, coisa triste e estar diante de alguém que não tem um sonho, que não se imagina fazendo algo além do que vê todos os dias… A não ser o Patrício, que sonha em ser jogador de futebol. Aí mexeu com a MãeDoAlambrado aqui né rsrsrs. Sonho nessa área é algo que entendo bem rsrsrs Compartilhei um pouco de como tem sido a trajetória do Fiote (graças a God e aos estudos!!!).

Porém o exemplo foi o senegalês Sadio Mané, um jogador que hoje faz a diferença no seu país, ajudando seu povo. God deu a ele um talento e ele o multiplicou não só para si… Falei também do Abu, angolano que hoje está no Brasil estudando… Portas que se abriram através do estudo. Histórias reais de desesperança transformadas em grandes milagres… God que chama improváveis. Estou cercada por tantos, a começar na minha própria casa. Ele não poderia fazer de novo na vida de um desses garotos???? Me lembrei de tu Márcia!!!

É… meu coração se encheu ao falar com eles nessa manhã. Se encheu de esperança porque se aqui estamos, e se God tem nos direcionado a falar e trabalhar sobre isso, então são sementes… E o milagre virá dEle. Corações entregues a Ele confiantes nas promessas de Sua palavra podem viver o sobrenatural. E é para isso que estamos aqui! Para ver milagres da salvação e também milagres na transformação de vidas, sinalizando que God passou por aqui, assim como nos relatos bíblicos. Me lembrei também de uma aquarela pintada por Minha amiga Ariane que está aqui comigo que diz : “todo lugar é comum, até Jesus passar por ele”. E minha oração aqui, todos os dias, várias vezes tem sido essa: “passa por aqui Jesus, sobre as mentes e corações, sobre essa realidade tão sofrida… Seja exibido aqui!”

Paro por aqui… Na esperança de que o Eterno nos conduza nessa obra, que não é sobre erguer paredes e sim reerguer pessoas… Obrigada a você que nos suporta em oração e recursos. Que God multiplique em seus celeiros cada semente liberada aqui nessa terra!

ALVOS DE ORAÇÃO:
  • Por uma mudança significativa na vida desses jovens. Que vejam o Cristo, e através dEle um caminho de dignidade e justiça.

Por Gerciane Silveira

#olhandopraRiba #DiarioDeBordodeMissoes #familiaemissoes #SoliDeoGloria

Compartilhe:

Deixe uma resposta