Diário de Bordo 009 • As coisas vão se ajeitando

Diário de Bordo, Nampula 06 de Abril/24
E as coisas vão se ajeitando!

Bom dia aí povoações, boa tarde, quase noite aqui! Espero que estejam todos bem!

Faço minhas as palavras do Apóstolo:

“Dou graças ao meu God, sempre que me lembro de vós, Eu faço sempre com alegria menção de vós em todas as minhas orações pela maneira como tomaram parte comigo na proclamação do evangelho…”

Essa é a melhor Fotinha do dia! Olha essa mocinha de blusinha rosa!!

Por aqui Temperatura 32°, sensação térmica 37°, logo um sol pra cada um! E isso desde cedo, pelas 7:20h na estrada já pingavámos de suor. A água congelada virou água para fazer café rsrsrs. Chegamos antes das 8h e já tinham algumas Anapianas nos aguardando. A previsão eram de 70, mas me apareceram 110😳 e com isso mais uma vez tive que partir o pão (que já é pequeno) para dar para todos. Havia levado 85, pensando que poderia ir além das 70, mas não tão além.

Durante essa semana me senti muito incomodada com a forma que temos trabalhado no sábado. Confesso que um pouco frustrada, pois acaba que não fica um tempo de muita qualidade principalmente para os menores. Meu incômodo é porque sei que posso fazer melhor, e não estava conseguindo devido ao número grande de crianças de várias idades. Fazer isso em um impacto evangeliatico, num congresso infantil não é tão complicado porque é algo esporádico, mas semana após semana não é bom para as crianças nem para quem trabalha a lição. E orando, de forma muito clara e simples, o Senhor me direcionou para algumas mudanças. E a partir da semana que vem vamos atender por horário e idade. Começando com os Pequetuxos e seguindo com os Juniores e a tarde com os adolescentes. Vai ser um pouco mais pesado, pois terei que ir até a base 2 vezes, mas será o melhor, pelo menos para esse tempo até formar no meio dos adolescentes e das mães pessoas para ajudar! Precisamos fazer discípulos aqui! Como faltam trabalhadores na Seara 🥺. Até a Hada, já vou começar a treinar para assumir de poco poco uma turma. É meu povo, quem tá na chuva é pra se molhar, e já estamos desenhado essa estratégia por aqui.

Então hoje, foi um pouco tumultuado pelo número de crianças, muitas que vieram, porque ficaram sabendo da semana passada(da tia que dá bala) com as lembrancinhas e pelo lanche… E é legítimo né povoações, temos sim muita crianças sedentas pela palavra que os olhos brilham, mas muitas estão aqui pelo lanche que oferecemos, por isso tenho tentado fazer o melhor, dentro do possível, e sempre agradando com alguma guloseima. Afinale, são crianças! Falamos sobre Jesus a luz do mundo. É claro levei minhas alegorias rsrsrs… Uma vela pra falar sobre o tema e muito, muito pulo, braços pra lá e pra cá, pra chamar a atenção para que pudessem receber a palavra. E como sempre pra glória de God, olhos arregalados atentos a palavra de Vida. Ou, vale a pena toda situação vivida aqui!

Eu, Um Cajueiro e meu Pequeno Rebanho!

Alguns adolescentes tem nos ajudado muito, e tenho compartilhado com eles o quanto contamos com cada um. E na semana que vem, além do discipulado teremos o primeiro ensaio do nosso Coro, já pensando na nossa festa de Natal. Olha aí Diou, e você sabe que vou tentar por em prática tudo que você me ensinou! Será que vem por aí Uma Cantata??? Não vejo a hora de começarmos, eles ficaram muito animados. E de repente Luamara já sai um coro com danças! Aí será pra aplaudir de pé povoações! Haja coração, expectativa e trabalho… Manda forças Pai e obreiros também!
Essa semana também começo a ir a tarde para poder acompanhar as crianças que estudam na parte da manhã, elas estavam ficando prejudicadas.

Sobre o Dia 7 de Abril, dia da Mulher Moçambicana…

A cidade está alvoroçada, amanhã é dia da mulher moçambicana e isso é sério por aqui! As ruas e lojas de capulanas estão lotadas. As mulheres aqui largam os maridos e vão viajar com as amigas para comemorar seu dia. Elas se aprontam para o dia de amanhã. As Trancistas estão a todo vapor. As bijuterias da calamidade lotadas. Há bolos nas casas, festas e mais festas! Isso aqui em Nampula, onde é a etnia Macua, sendo ela matrilinear, ou seja a mulher quem manda. A ponto que, se o marido não der uma capulana de presente eles podem ser assassinados ou terem suas genitalias queimadas com óleo ou até mesmo cortada. Pensa!

Lá na região da base, uns 2 anos atrás, um marido não deu a capulana a esposa, ela o matou, esquartejou, pegou um chapa e em cada parada ela jogava um pedaço do corpo! Isso é Moçambique, isso é o povo Macua! E acaba que essa euforia da cidade nos afeta, muita gente, agitação, as ruas mais perigosas que o normal e tudo aumenta. E pasmem, é feriado. E pasmem de novo: aqui quando o feriado cai no sábado ou domingo, eles imendam a segunda feira. Pode Braseeel? E Já nos preparando para o fim do Ramadan, ou seja, lá vem tumulto por aí!

Alvos de oração:
  • Pela nossa saúde e adaptação
  • Pelos nossos familiares, amigos e Pet’s
  • Pela adaptação da Hada na escola, logo chega o período das aulas regulares pra ela.
  • Pelas novas direções de trabalho
  • Pela minha habilitação
  • Para a compra de uma impressora
  • Por mantenedores comprometidos com a missão para que possamos honrar nossos compromissos aqui.
  • Pelo início do discipulado com os adolescentes e Coral
  • Por Moçambique, seus governantes e por todos os missionários trabalhando aqui. É tenso meu povo… É tenso!

No mais, obrigada a vocês que tem sido generosos e nos Apoiado nessa missão. Saiba que sua ajuda tem sido de grande importância. E nossas orações, são para que o Senhor multiplique cada semente nos celeiros seus!

No amor de Cristo Jesus,
Gerciane e Hadassa.

Não é sobre erguer paredes e sim reerguer pessoas!

#olhandopraRiba #DiarioDeBordodeMissoes #ministeriodaReconciliacao #ministeriocomCriancas #indo #SoliDeoGloria

Compartilhe:

Deixe uma resposta