A criação de uma criança até sua fase adulta requer dedicação e acompanhamento dos pais. Com a nova reorganização familiar em que a sociedade se encontra, valores éticos e morais tem se desvinculado da educação de crianças e jovens.
Existe uma diferença muito grande em criar e se educar uma criança.
A palavra criar tem origem no latim creare, “produzir, erguer-se, aumentar”. Já a palavra educar também do latim educare tem como prioridade oferecer o total desenvolvimento de um ser na tentativa de elevar seu nível de conhecimento moral, social e espiritual de uma forma integral.
Observando então as definições relatadas pode – se concluir que criar e educar são duas ações conjuntas em prol de algo maior.
O desenvolvimento integral de uma criança requer cuidados alimentares, físicos, emocionais e espirituais.
Uma criança saudável que tem seu desenvolvimento pleno independente de sua organização familiar é um adulto mais seguro e independente capaz de lidar com conquistas e frustrações.
Qual tem sido sua verdadeira prioridade com seus filhos hoje? Somente criar ou apenas educar ?
Tenha uma olhar não apenas futurista e material sobre seus filhos pense que ele é o seu reflexo de ser humano e principalmente de servo do senhor.
Compartilhe:
Nascida em Belo Horizonte, filha de Pr. Haris Siqueira e Rute Nogueira Siqueira cursou pedagogia na PUC – Minas, com pós em psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco no Paraná