Primeiro de Maio
A nossa historia começa no Bairro 1ª de Maio, de onde se originou a nossa tão querida igreja. Ali funcionava a Igreja Batista do Bairro 1º de Maio, na Rua Woltts, 195, BH, funcionando até hoje no mesmo local.
O pastor que presidia aquela Igreja era o Pr. Domicio Lyrio da Rocha, o qual mencionamos com muita honra, homem integro e convicto do seu ministério. A partir de então, deu-se o inicio ao trabalho evangelístico, realizado com sucesso pelo Evangelista Roque Santana, homem de Deus e de íntegro, o qual podemos chamá-lo pioneiro deste ministério. Junto a ele, se destacam outros irmãos.
O inicio de tudo, foi com um pequeno grupo de pessoas evangelizando na Av. Antônio Ribeiro de Abreu com Rua Carmópolis, e posteriormente alugado um salão na rua Carmópolis, e posteriormente mudando para à Rua São Judas Tadeu. Reunindo-se ali naquele pequeno cantinho para pequenas reuniões semanais. Porém, no decorrer do tempo Deus começou a fazer este grupo crescer.
Irmão Carlinhos
Em 1984 veio o tão conhecido irmão Carlinhos (Carlos Francisco da Silva) com sua família (Aura e Carla), Adriana e Jônatas nasceram anos depois, e assim iniciou-se uma nova jornada na vida daquela congregação, eles se uniram para junto com outros irmãos prosperar o trabalho. O irmão Carlinhos impulsionou o trabalho implantando a Escola Bíblica Dominical e o Culto Evangelístico à noite, enquanto sua esposa dirigia o culto de crianças.
O irmão Carlinhos se destacava com sua alta determinação, sentindo-se chamado para o ministério, deu a iniciativa de ir para o seminário e consagrado como ministro do Evangelho em 03 de Maio de 1986, para a alegria daqueles irmãos e orgulho do seu Pastor (Pr. Domicio).
O Salão utilizado para a realização dos trabalhos era tão pequeno que não cabia todos os irmãos, devido a esse fato, a E.B.D. para os adultos era realizada pela manhã em apenas uma classe, para as crianças funcionava no período da tarde, e à noite o Culto Evangelístico.
Algum tempo depois, o irmão Carlinhos mudou-se para o Bairro Ribeiro de Abreu, e foi com grande alegria que os irmãos os acolheram. Ele e sua esposa renunciaram seus amigos de mocidade, sua Igreja de adolescência e seus parentes para morar em um bairro longe, sem conforto, com ruas esburacadas, para assim formarem uma nova família em Cristo Jesus.
A Sociedade de Senhoras
O trabalho da Sociedade de Senhoras organizado pela irmã Aura estava a todo vapor, sempre às terças feiras no horário de 20:00 horas.
A igreja crescia pouco a pouco, mas a fibra dos irmãos era imbatível, certa vez ganhamos alguns tijolos para a construção, e em uma das reuniões das Senhoras, os materiais chegaram, e as irmãs “arregaçaram as mangas” e decidiram que os tijolos não podiam dormir do lado de fora, e como formiguinhas carregando suas folhas para o formigueiro, carregaram todos os tijolos. Mais uma vez, precisávamos de tijolos, e era uma tarde de domingo, lá foram elas, só que desta vez com o apoio dos irmãos buscaram os tijolos na casa de um irmão, a dois quarteirões da igreja.
Fundamentos
A construção do templo próprio virava realidade no lote da Rua Dona Ambrosina, 415, tivemos bons momentos no início da construção: os homens quebravam enormes pedras com suas marretas, ficando com suas mãos calejadas, mas logo, para nossa alegria vinha o lanche. Não podemos nos esquecer do famoso “Ki-suco”, pois ele era indispensável no nosso lanche. Devido ao terreno do lote ser um fundo de vale, e apresentar muito barro e brejo, os irmãos calçavam botas que iam até os seus joelhos. Nosso querido irmão Darci (Pastor Darci Pires dos Santos) juntamente com o irmão João (Evangelista João Costa) administravam a construção da igreja.
No meio de tantas alegrias o inimigo não deixava de atacar, agora nossa igreja já era um pequeno barracão de tijolos furados sem reboco, com um telhado de telhas usadas, cheio de goteiras, a porta era uma porteira de tela, onde as pessoas passavam na rua e diziam, olha, abriram um galinheiro no lote da esquina…. Quanta feiúra por fora, e quanta beleza por dentro, pois o nome do Senhor estava sendo glorificado.
O irmão Carlinhos sempre dizia: “Deus conta com os otimistas”, assim conseguimos levantar as paredes do templo. Nas noites quentes louvávamos a Deus e contemplávamos as estrelas, pois não havia teto. E neste ímpeto, com muita garra, jejum e oração que conseguimos o telhado, e logo veio o reboco, as janelas e o piso.
O Concílio
Agora o nome do Senhor estava sendo honrado, a vitória chegou, aquele barracão de tijolos furados, telhado velho, porta de tela, havia se transformado em uma grande Igreja, e em 15 de Agosto de 1987, através de um concílio formado pelos pastores: Domício Lyrio da Rocha, Waltensir Leocádio da Silva, Adilson José Ferreira da Silva, Délio José Coelho, Osvaldo Fernandes de Souza, Eni de Oliveira, Carlos Francisco da Silva, e com a presença de 69 irmãos Pioneiros, membros fundadores, Adeilton Primo Moreira, Ana Lucas Campos, Antonio Galdino Clemente, Antonio Ribeiro Sobrinho(in memorian), Antonio Souza Filho, Aúde Soares Fernandes, Aura Pires da Silva, Benvinda Torquato(In memorian), Carla Santos, Carlos Francisco da Silva, Cacilda Ferreira dos Reis, Darci Pires dos Santos, Darci Pires dos Santos Filho, Dercy Maria Barbosa, Divino Florenço Dutra, Estér Pires dos Santos, Filemon Gonçalves dos Santos, Francisca Simonete Costa, Geraldo José da Silva Cesário, Gilson Soares Fernandes, Graciliane Simonete Costa, Henrique Luciano dos Santos, Inês Maria Alves, Iraci Maria de Oliveira, Isaac Darci dos Santos, Ivone Batista Moreira, Jacilda Rodrigues Oliveira, João Bosco de Souza, José Cristovam da Silva, José Geraldo de Castro, José Nogueira da Silva, José Pesso Romeiro, José Salustiano da Silva, João Costa, Lindaura Maria de Jesus Oliveira, Lídia Pires dos Santos, Luciano Assis dos Santos, Manoela Juscelina dos Santos, Márcia Lafaiete Guimarães, Margarida Rufino Francisco, Maria Aparecida Coura de Souza, Maria Bernadina Cupertino, Maria de Fátima Araújo Pesso Romeiro, Maria de Lourdes Santos Silva, Maria Neusa Guimarães Cruz, Maria da Conceição de Paula, Maria da Glória Sena, Maria Aparecida Lucas dos Santos, Maria Avelino dos Santos, Maria Inês da Silva, Maria Gonçalves Clemente, Marli Lúcia Pereira, Magali Walterlene Flávio Silveira de Souza, Misael José dos Santos, Natalina Pires dos Santos, Nilton José Guimarães, Nídia de Lima, Nilce Duarte Sena, Otília Januária de Souza, Patrícia Simone do Prado, Romilda Fernandes, Simone Soares Fernandes, Sheila Cristina Ribeiro Chaves, Sônia das Graças Goulart, Solange Francisca de Jesus, Terezinha Oliveira Guimarães, Terezinha Soares de Oliveira, e Zulmira Fernandes da Silva, tornou-se a Primeira Igreja Batista de Renovação do Bairro Ribeiro de Abreu.
A notícia se espalhou rápido, e pessoas vinham de bairros vizinhos para ver a grande igreja, e muitos diziam “aqui se tem uma grande Igreja Evangélica”, assim eles se ajuntaram a nós para louvar ao nosso Deus, eram crianças, jovens e adultos, todos imbuídos no mesmo espírito.
Tantas outras coisas…
Hoje, os anos se passaram desde a chegada do Pastor Carlos Francisco e Família, muitas coisas aconteceram, sonhos ainda faltam para se realizarem, outros já realizados, como o Projeto ABRA – Associação Beneficente do Ribeiro de Abreu. Muitos irmãos e irmãs foram chegando e ficando em nossos corações.
Aquela pequena igreja se tornou um grande ministério composto de sete igrejas e o irmão Carlinhos um grande pastor, fazendo-se necessário a formação de um ministério, onde decidimos em assembléia no dia 21 de Abril de 2004 mudar o nome da Igreja para Igreja Batista Vereda – Ministério Vereda.
A filosofia do nosso ministério está pré-escrita no nosso estatuto Social, onde pré-escreve nossa regra de fé e conduta e etc.
Diante desta breve exposição, queremos motiva-lo a conhecer um pouco mais sobre a historia de nossa igreja e escrever novas paginas sobre ela em cumprimento de Atos dos Apóstolos. Que Deus possa te abençoar ricamente, encorajando-o e fortalecendo-o a dar continuidade a esta Obra, lembrando-se sempre de que “Deus conta com os Otimistas”, e que a honra e a glória pertencem ao Senhor Jesus.
Texto elaborado por:
Pr. Edson Dias da Silva
Pr. Adailton Brandião
Depoimento:
Pr. Carlos Francisco da Silva
Pra. Aura Pires da Silva
Fontes de Pesquisa:
Ata de Fundação da Igreja
Estatuto Social
Compartilhe:
Promover crescimento sólido, com base em um relacionamento maduro, com Deus e com meu próximo.
— ESSA É NOSSA VISÃO!