Bendita esperança

O ser humano sempre busca algo que nos proporcione esperança. No entanto muitas das vezes baseamos a esperança em elementos da nossa necessidade pessoal. Essa aplicação da esperança não é ruim, mas se torna quando ofusca o brilho da verdadeira esperança que está em Cristo Jesus, algo que já é presente e permanecerá para a eternidade, ou seja, a vida eterna.

A promessa da vida eterna precisa estar muito clara na mente e no coração da igreja. Em João 3.14-17 podemos entender de forma profunda o valor desta bendita esperança conforme a seguir:

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele).

A igreja prega muito sobre o amor de Deus, e especialmente esse texto, no versículo 16, nos remete a este amor, o amor perfeito de Deus, que nos mostra a necessidade da vida eterna para a humanidade, pois o fato do criador do universo se fazer carne e habitar com os seus, demonstra que a eternidade é algo tão real que precisamos entender, pois assim o criador se manifesta com amor por nós.

A igreja do Senhor Jesus precisa aguarda com expectação por sua volta, assim como os mortos aguardam esse momento (Lucas 16. 19-31), a igreja precisa estar confiante e preparada para a eternidade (1 Coríntios 15. 49-53), o corpo corruptível e finito, serão transformados em infinitos, ou seja, a igreja de Jesus receberá uma vestimenta especial para que esteja com Ele na eternidade, assim como Jesus recebeu e esta a direita de Deus pai.

A nossa esperança deve ser voltada para Jesus, não somente em “um Jesus” que viveu morreu e ressuscitou, mas em “um” Jesus que sendo Deus, não perdeu a esperança na humanidade, pelo contrário se entregou homem, assemelhando-se à sua criação (João 1.14). Vivendo um estado de humilhação deixando toda sua glória e se colocando debaixo do universo, obra de sua criação, se submetendo aos seus princípios (Salmo 24), fazendo cumprir sobre ele a sua palavra.

A vida eterna é algo real e precisa ser vivida no presente, no evangelho de Lucas 18. 18-30 é narrado um fato onde um jovem rico pergunta a Jesus sobre o que fazer para herdar a vida eterna, Jesus responde algo sobre a lei, e aquele jovem já cumpria com estes mandamentos, mas Jesus ainda fala sobre a Esperança na eternidade, Jesus disse, venda o que tem e siga-me, o foco de Jesus não estava em descapitalizar o jovem, mas o levar a depositar suas riquezas onde a traça e a ferrugem não podem alcançar, (Mateus 6. 19-20, Lucas 12. 33-34), Jesus nos ensina onde devemos depositar nossa esperança, (Mateus 6. 28-34).

A eternidade com Jesus é uma esperança que precisamos viver hoje, uma confiança no presente, para o futuro que o senhor já reservou para a igreja. A nossa esperança precisa estar no Senhor, pois não sabemos o amanha, mas sabemos o que nos espera na eternidade (Tiago 4. 13-17). Por esse motivo devemos viver o agora como se fosse o último minuto das nossas vidas.

Mateus 25.13. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Que estejamos preparados para viver a promessa da vida eterna com Cristo; vivendo hoje com foco na eternidade.

2 Pedro 3:18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

Compartilhe:

3 comentários em “Bendita esperança”

Deixe uma resposta